São dele o design de interiores e equipamentos de espaços tão emblemáticos como a Biblioteca Nacional, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Villaret, o Casino do Estoril, o Centro Cultural de Belém ou mesmo a recente Casa da Música. É dele algum do primeiro design português feito em série, tal como o mobiliário metálico para escritório produzido na Metalúrgica da Longra nos anos 60. "É dos primeiros designers a serem convidados para trabalhar numa fábrica e a fazê-lo com a metodologia de um projecto de design, a trabalhar muito directamente para aquela fábrica e aqueles recursos. E fá-lo com enorme sucesso, inédito até aí.", diz João Paulo Martins, que foi comissário da exposição Daciano da Costa Designer, organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2001. Essa colaboração com a Longra, iniciada em 1961, havia de durar mais de 30 anos, sublinha João Paulo Martins, numa das mais produtivas relações da indústria nacional com o design - "a linha Cortez entrou no imaginário do espaço de trabalho português".
O seu mobiliário de escritório tornou-se um clássico contemporâneo. Criou ambientes nos espaços interiores da Biblioteca Nacional e no «palácio» da Gulbenkian. A sua obra integra arquitectura de interiores, design de mobiliário, industrial, de exposições e gráfico, para além de cenografia e figurinos.
"A representação é-nos intrínseca. Talvez tenha um pouco o sentido teatral das coisas. Não posso deixar de observar os movimentos das pessoas no espaço. Até porque a arquitectura é para as pessoas viverem. Como os objectos são para as pessoas usarem e fruirem. A arquitectura sem pessoas é o deserto. O deserto é uma coisa tremenda. A arquitectura também é o espaço que está ocupado e o espaço que está desocupado. Essa relação dinâmica..."
duas palavras de Daciano da Costa que foram usadas na entrada da exposição retrospectiva da Gulbenkian.
afirma João Paulo Martins, que trabalhou no Atelier de Daciano da Costa e é actualmente professor no curso de Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade Lisboa.
Copyright 2019 - 2024 © Daciano da Costa. Todos os direitos reservados. Created by SOFTWAY.