O Atelier foi fundado em 1959 por Daciano da Costa (1930-2005), desde então, desenvolveu as suas múltiplas vertentes enquanto designer. Daciano da Costa foi um dos pioneiros do design industrial em Portugal e projectou para numerosos sectores da indústria nacional.
Da sua ligação à Metalúrgica da Longra resultaram sucessivas linhas de mobiliário para escritório que, ao longo de mais de três décadas, conheceram uma inédita aceitação por parte do público. Desde muito cedo, Daciano da Costa dedicou-se à concepção de mobiliário e equipamento para ambientes específicos, na complementaridade do projecto de arquitectura e em estreita articulação com ele.
Essa actividade, ligada sobretudo à construção de edifícios públicos, equipamentos colectivos, representativos ou ligados ao turismo, iria contribuir de um modo decisivo para a própria definição da disciplina de Arquitectura de Interiores entre nós.
Ao longo das décadas, o Atelier Daciano da Costa afirmou-se como uma referência no panorama profissional do projecto em Portugal, mas também como um atelier - escola. A forte vocação pedagógica do seu mentor permitiu que sucessivas gerações de jovens projectistas se integrassem numa equipa em constante renovação.
Estabelecido desde sempre num território de fronteiras difusas, o atelier tem sabido diversificar a sua actividade em áreas tão diversas como o design urbano, a arte pública, o design de interiores e de mobiliário, a arquitectura e a reabilitação.
“Defendo o princípio de que se deve buscar o trivial e não o excepcional. Estou mais interessado em generalizar a qualidade dos objectos comuns do que em identificar quatro ou cinco. Tenho a mesma postura do que se refere à arquitectura.”
Copyright 2019 - 2024 © Daciano da Costa. Todos os direitos reservados. Created by SOFTWAY.