Arquitectura de interiores e mobiliário da Aula Magna e salas especiais – gabinete e salão do reitor, sala de pequenos banquetes, sala de reuniões do Senado, salão nobre, anfiteatro de grandes actos e sala de professores.
A intervenção de Daciano da Costa na Reitoria da Universidade de Lisboa constituiu a sua primeira grande encomenda após a abertura de atelier em nome próprio em 1959. Projectado por Porfírio Pardal Monteiro (1897-1957) em 1952, a par das Faculdades de Letras e de Direito, o edifício da Reitoria vinha coroar de forma monumentalizante a alameda central da Cidade Universitária de Lisboa, ao Campo Grande, na sequência do plano que o próprio desenhara já em 1935.
Daciano da Costa foi aqui responsável pela caracterização dos espaços mais significativos através do desenho dos elementos arquitectura, dos revestimentos, dos equipamentos fixos e do mobiliário, pela definição do detalhe, pela escolha das cores e dos materiais.
CANIU - Comissão Administrativa para as Novas Instalações Universitárias, Ministério das Obras Públicas
Porfírio Pardal Monteiro e António Pardal Monteiro
Daciano da Costa, Luís Ralha, Rogério Ribeiro
Outras participações Mário Carlos Araújo Leal e Vítor Emanuel Simões Sampaio, engenheiros (instalações eléctricas e electromecânicas); Manuel Bívar, engenheiro (instalações de isolamento e condicionamento acústico); Carlos Homem de Sá, arquitecto (mobiliário geral).
Construtor Empresa de Construções Lopes (Irmãos), Lda.
Fabricantes do mobiliário José Olaio & Cª (filho), José Alcobia, Móveis Sousa Braga, Fábrica de Móveis Aséta, Móveis e Adornos, Lda., Metalúrgica da Longra, Lda., Centro Técnico Hospitalar, Viúva de João Ferreira & Filhos e Armando Filinto Pinto Barbosa.
Copyright 2019 - 2024 © Daciano da Costa. Todos os direitos reservados. Created by SOFTWAY.