Design Para o Contexto

Pavilhão de Portugal Expo 70, 1970, Osaka

Expo '70  foi uma feira mundial que aconteceu em OsakaJapão entre 15 de março e 13 de setembro de 1970. O tema da Expo foi "Progresso e Harmonia para a Humanidade". Foi a primeira feira mundial realizada no Japão e na Asia.

No interior do Pavilhão de Portugal, completamente revestido a negro, desenvolvia‐se uma composição plástica de volumes cúbicos com dimensões variadas que constituía o suporte das fotografias onde se apresentava o “Portugal de Hoje e de Amanhã”.

A periferia era definida por uma sucessão de ampliações fotográficas sobre faixas de tela translúcida (numa proporção semelhante à dos kakemonos, as pinturas tradicionais japonesas em longos suportes enroláveis) com iluminação posterior. Os recursos usados eram pois relativamente tradicionais e os resultados muito próximos da encenação teatral e expositiva. Bem pelo contrário, a Exposição de Osaka ficaria marcada pela sofisticação tecnológica e pela abundância de efeitos multimédia, existentes em grande parte dos restantes pavilhões. Em semelhantes situações, Daciano da Costa gosta de citar Orson Wells: “Nesta época de supermercados, podeis sempre contar com o vosso merceeiro.”

  • Cliente

    Comissariado‐Geral para a Exposição de Osaka

  • Projecto Geral de Arquitectura

    Frederico George, arquitecto

  • Equipa de Projecto

    Daciano da Costa,Frederico George e António Garcia

  • Outras Participações

    José Cutileiro (guião) com o apoio de Fernando Lopes (audiovisuais)

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.