Equipamento e mobiliário. Sistema de sinalização. Espaços cénicos.
O projecto de equipamento e mobiliário para o Centro Cultural de Belém foi conduzido pela busca de afinidades formais e estruturais com o seu contexto. Em coerência com a clareza modular, o predomínio da expressão volumétrica e a estrita ortogonalidade da arquitectura, os móveis foram concebidos como composições aditivas de volumes elementares e caracterizados, sobretudo, pela dimensão extraordinariamente desenvolvida dos apoios ao solo.
Para além do design de novos modelos, Daciano retoma a linha Quadratura que tinha sido concebida para o LNEC-Laboratório de Engenharia Civil (1971-1972). Mais ainda, o design da cadeira camarote do grande auditório e a cadeira de sala de jantar da presidência vai ser retomado para o desenho das cadeiras do Edífico dos Paços do Concelho (1997-1998) em simultâneo com a criação da linha de escritório Sancho (1997-1999).
No âmbito do projecto de arquitectura da Casa da Música no Porto, o arquiteto holandês Rem Koolhaas, elege da obra Daciano da Costa mobiliário concebido em múltiplas obras anteriores como, para o Teatro Villaret (1964-1965), o Hotel Alvor (1966-1968), a Fundação Calouste Gulbenkian (1966-1969/1999/2004), o Hotel Altis (1971-1974), o Centro Cultural de Belém (1990-1992) e o Coliseu dos Recreios (1993-1994). Ao habitarem um novo espaço as reedições resultaram em novas versões das peças, tanto em alterações estruturais ou de implementação de cor. A título de exemplo, são atribuídas ao revestimento em pele da Boroa 2, as cores preto, branco e verde.
Em 2015 a poltrona Boroa 2, juntamente com os seus respectivos desenhos técnicos e esquissos, incorpora a colecção permanente do Museu Nacional de Arte Moderna do Centre Georges Pompidou em Paris.
Secretaria de Estado da Cultura
Daciano da Costa, Filipe Cardoso, Carlos Costa, João Paulo Martins, José Sérgio Spencer, Jorge Spencer, Catarina Monteiro da Costa
Outras Participações: Pedro Martins da Silva, engenheiro (consultor artístico); Henri Oeschlin (equipamento cénico)
Fabricantes do Mobiliário: Fago, Olaio (mobiliário em madeira), Metalúrgica da Longra (salas de reuniões); Sunviauto (mobiliário metálico), Quinette-Galay (cadeira de plateia), Construções Sampaio (balcões de madeira)
Integrado na equipa vencedora do concurso público internacional, coordenada pelo Risco | Manuel Salgado em parceria com Gregotti Associatti | Vittorio Gregotti.
Copyright 2019 - 2024 © Daciano da Costa. Todos os direitos reservados. Created by SOFTWAY.